Importância de utilizar companhias certificadas para Serviços Técnicos

Muito se discute sobre qualidade e configurações de equipamentos no momento de sua decisão de compra. Pouco se fala em como garantir que este equipamento continue entregando toda sua capacidade contratada ao longo dos anos.

Associações de fabricantes e os mesmos fabricantes tem se dedicado à elucidar os riscos de utilizar procedimentos equivocados de manutenção corretiva e preventiva nos equipamentos de diagnóstico de imagem ou mesmo de suporte à vida.

A VMI Médica e Alfamed se juntam ao grupo que quer maior segurança e qualidade de imagem.  Esses equipamentos com utilização de raio-X, por exemplo, possuem alto índice de tecnologia embarcada. E apesar de ser uma das primeiras tecnologias de diagnóstico por imagem, o raio-X passou por muito desenvolvimento mecânico, instrumental e elétrico, porém com um índice de conteúdo digital muito sofisticado, buscando dar muito mais qualidade de imagem e maior precisão diagnóstica e segurança ao longo da sua evolução.

Nesse caso, quem desenvolveu a tecnologia em questão é quem pode oferecer um serviço de qualidade, seguro e eficaz.

Equipe capacitada para prestação de serviços

Somente uma equipe capacitada e frequentemente treinada e atualizada pode atender essas expectativas. Os prestadores de serviços devem estar capacitados pela fábrica para servir ao cliente. Empresas detentoras dos registros e ou fábricas tem o dever de alertar seus clientes que esses equipamentos não devem ser atendidos por empresas que não foram treinadas.

As consequências podem ser extremamente danosas para os pacientes e técnicos de radiologia que são submetidos a estes procedimentos. Excesso de radiação pode ser uma das consequências da não calibração ou calibração equivocada. Nota-se as consequências disso na saúde das pessoas a médio e longo prazo.

Acessibilidade à tecnologia do fabricante

É importante dizer que os prestadores de serviços não autorizados NÃO TÊM ACESSO ao software do equipamento por este estar protegido, o que impede o mesmo de ser calibrado. Somente terá acesso ao software os técnicos que foram treinados e capacitados pelo fabricante.

Podemos concluir que ao não certificamos que os técnicos e prestadores de serviços não credenciados pelos fabricantes, executam manutenções e assistências sem que eles tenham de fato, acesso aos softwares de calibração, onde ao final do serviço o mesmo não terá sido executado como deveria ser.

RDC 509

Atentem que a recente RDC 509 02 de junho de 2021 fala sobre rastreabilidade, qualidade, eficácia, efetividade e segurança. Todos somos responsáveis pela qualidade da operação.  

Podemos fornecer mais informação sobre as consequências da não utilização de profissionais autorizados, as consequências do excesso de radiação para pacientes e técnicos e também sobre as consequências do diagnostico equivocado através dos nossos técnicos e profissionais. Acesse nossos sites ou liguem diretamente em nossas unidades da Serv Imagem (assistência técnica exclusiva VMI Médica):

Serv Imagem MG

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Serv Imagem GO

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Serv Imagem NORDESTE

(81)3343-1033 (Ligações) | Whatsapp (81)99208-0887

comercial-ne@servimagem.com.br

Serv Imagem RJ

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Serv Imagem SP

(11)3667-6769 | (11)99403-6320

tecnico-sp@servimagem.com.br

Serv Imagem RS

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Últimas Postagens