Efeitos possíveis de falta de manutenção ou manutenção equivocada

No conteúdo anterior tratamos dos aspectos de segurança e legais do não cumprimento das manutenções corretivas e preventivas de acordo com o que regem as agencias de regulação como ANVISA e FDA. Acredito que tenha sido um tema novo para a maioria de vocês usuários.

Nessa segunda reflexão, trataremos de um tema não menos importante: Consequências para o paciente e para os técnicos, operadores de máquina que tanto se expõe aos procedimentos.

Um pouco sobre o Raio X e sua explicação física

Os raios-X possuem comprimento de onda entre 0,01 e 10nm e energia entre 100eV e 100keV. A sua produção deve-se principalmente a transições de elétrons nos átomos ou a desaceleração de partículas carregadas. E seu poder de penetração no corpo é amplamente utilizado na medicina para diagnósticos.

Os raios gama são emitidos de núcleos radioativos, seu comprimento de onda varia de 0,05 a 0,0005nm e sua energia está na ordem de 1MeV (106eV). O seu poder de penetração é altíssimo necessitando de paredes de concreto muito espessas para interromper sua trajetória.

Consequências

Devido ao seu alto poder de penetração e ionização, os raios gama podem ser bastante prejudiciais à saúde quando o tempo de exposição é elevado, levando a má formação nas células. Ainda assim seu potencial pode ser utilizado para destruição de células malignas como acontece em tratamentos de câncer na radioterapia.

Uma máquina não calibrada ou calibrada equivocadamente pode resultar em:

  1. Aumento abusivo no nível de potencia: quanto maior a potência maior a intensidade dos disparos e , como consequência, aumento da liberação do nível de radiação. É possível que a imagem também seja impactada se tornando mais escura como um todo, menos brilhante e com dificuldade de se obter um bom diagnóstico.
  2. Redução do nível de potencia emitida : ao contrário que pensamos, a máquina com um disparo apenas não atingirá o nível mínimo necessário, e é provável que tenha que fazer mais disparos para atingir os níveis mínimos. Nesse caso, o nível de radiação somado todos os disparos pode exceder em muito os níveis mínimos aceitáveis liberando muita radiação.  Dessa forma teremos um nível de radiação liberado alto e uma imagem clara dificultando o diagnóstico do paciente.
  3. Desgaste excessivo da estrutura da máquina provocando desgaste desnecessários em parte mecânica, elétricas e na vida útil do tubo e gerador.

Consequências para o paciente ou operador da máquina:

Curto prazo: Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras.

Médio prazo: mutações genicas e câncer de pele.

Cuide de seus pacientes, tome a decisão correta em manutenção. Mais informações consulte nossa assistência técnica ou acesso o site da Serv Imagem.


Unidades Serv Imagem:

Serv Imagem MG

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Serv Imagem GO

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Serv Imagem NORDESTE

(81)3343-1033 (Ligações) | Whatsapp (81)99208-0887

comercial-ne@servimagem.com.br

Serv Imagem RJ

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Serv Imagem SP

(11)3667-6769 | (11)99403-6320

tecnico-sp@servimagem.com.br

Serv Imagem RS

(31)3681-9064

tecnico-mg@servimagem.com.br

Últimas Postagens